Como me preparar para a primeira corrida?

A primeira inscrição ninguém esquece: comenta com amigos, tira dúvidas com a turma da academia e, com ansiedade em altíssimo grau, marca no calendário cada dia a menos para a prova. Antes de chegar nessa parte final da realização do sonho de correr, no entanto, é preciso percorrer o caminho dos treinos regulares e específicos para a sua faixa etária, se quiser ter um bom desempenho. A preparação, claro, deve ser orientada por um profissional de educação física e cercada de cuidados, pois jovens e adolescentes naturalmente, têm menos força muscular e menor reserva de glicose (principal fonte de energia do corpo) do que adultos e, por isso, correm o risco de sofrerem dores, lesões e fraturas por estresse, caso os exercícios sejam exagerados e prolongados.

Uma dica é procurar um dos muitos grupos de corrida existentes, liderados por profissionais da área e prontos para orientar os iniciantes ou algumas academias que oferecem treinos de corridas nas esteiras. Com a ajuda do professor, vai escolher a melhor prova e a distância adequada para você, lembrando que, pelo regulamento, a idade mínima estabelecida para as provas de rua com distâncias de 5km para cima é de 16 anos.

*Foca Lima é professor de educação física e dono da Assessoria Esportiva Foca & Friends, além de gestor da área de lazer e esportes do maior condomínio residencial da América Latina, Residencial Porta do Sol, em Mairinque (SP)

Outro detalhe importante é não mudar rotina pessoal, nem alimentar pré-prova. Mantenha o que sempre faz e siga as orientações dos profissionais que o auxiliam.

No final, virão a medalha e a missão cumprida. Mas, encare de forma leve e divertida, pois este é só o começo de muitas conquistas. Boa prova!

Cultura & Lifestyle, Editorial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *