Qual a diferença entre gênero, identidade de gênero e orientação sexual?

*Gisela Monteiro

Os gêneros no sentido biológico são o masculino e o feminino, mas há uma série de configurações genéticas que dificultam essa definição. Há pessoas com órgãos e/ou produção de hormônios de ambos e que têm classificações intermediárias como os hermafroditas, intersexo etc.

Gênero no sentido do papel social, diz respeito a como se comportam homens e mulheres em determinado lugar e tempo. Desse modo, o gênero muda muito, dado o dinamismo da sociedade. Por exemplo: no Brasil do século XX os homens sustentavam economicamente as famílias. Na primeira década do século XXI sabe-se, que mais de 50% das famílias têm na mulher seu principal provedor. A noção de que os homens devem tomar iniciativa na conquista das mulheres também mudou. Hoje mulheres se sentem inteiramente à vontade para seduzir os homens.

A identidade de gênero é como eu me situo em relação a esses códigos sociais que determinam os papeis de cada gênero. Posso ter nascido mulher, mas me sentir identificada com o gênero masculino e querer me vestir como um homem. A liberdade de que eu me identifique e comporte diferente do gênero biológico é o que define a identidade.

*Gisela Monteiro é doutora em Psicologia Social pela USP, professora universitária, psicoterapeuta e palestrante. Idealizadora da plataforma Falatório com Gisela (www.falatoriocomgisela.com.br), na qual apresenta a Psicologia de forma descomplicada, e autora do livro “Imprevisíveis!”

A orientação sexual tem a ver com quem me atrai, quem eu desejo. Posso desejar pessoas do mesmo gênero que eu ou diferentes.

O importante não é definir o nome do seu gênero ou sua orientação sexual, mas perceber que ambos são aspectos da sua identidade que vai sendo construída aos poucos, a partir das suas relações. O importante é respeitar-se e respeitar as escolhas diferentes das suas. Não há certo ou errado, normal ou patológico neste campo. Há pessoas com características diversas que devem ser igualmente compreendidas e acolhidas.

Cultura & Lifestyle, Editorial

One thought on “Qual a diferença entre gênero, identidade de gênero e orientação sexual?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *