Como manter a forma sem grana para a academia

*Foca Lima

Se no momento não é possível frequentar uma academia, acredite, há uma série de opções em nossa rotina diária e nos momentos de lazer, que também podem gerar boa forma.

Para os viciados em videogames, por exemplo, há brechas para sair do sofá e se movimentar com os jogos de exercícios físicos, que criam rotinas para perder peso e fortalecer músculos com diversão, além dos com games para dançar, com grande variedade de coreografias e músicas para todos os tipos de console.

Andar de bike trabalha quase todos os grupos musculares do corpo, criando resistência e força; aumenta o fôlego, melhora a circulação sanguínea e tem baixo impacto para as articulações.

Trocar o elevador por escadas tonifica a musculatura de membros inferiores, abdômen e glúteos, melhora o sistema cardiovascular e ajuda na perda de peso. Comece com alguns lances por dia para não sobrecarregar as articulações e ganhar uma lesão muscular

Caminhar é, sem dúvida, a atividade física mais fácil, prática e democrática (sem restrições de idade ou de lugar). Então, aproveite para dar muitos passos indo à padaria, farmácia ou ao curso. Pegue o ônibus até um ou dois pontos mais distantes do normal e, da mesma forma, desça antes. Essas são algumas dicas, mas é bom lembrar que nada cai do céu. Então, você pode variar atividades e incluí-las no seu dia a dia, como puder e quiser. Ainda assim, precisa de disciplina e regularidade para que surjam bons resultados em seu corpo e em sua vida. Bom treino!

*Foca Lima é professor de educação física e dono da Assessoria Esportiva Foca & Friends, além de gestor da área de lazer e esportes do maior condomínio residencial da América Latina, Residencial Porta do Sol, em Mairinque (SP)

Cultura & Lifestyle, Editorial

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